Re: [tor-talk] Linux + Tor

On Thu, 2013-10-24 at 11:02 +0000, Marcos Eugenio Kehl wrote:
> Tchà Blisset!1. Ãs brasileiro e este à teu e-mail pessoal? lblissett@xxxxxxxxxxxxx Acredito que Rita Kehl nÃo seja da turma de alemÃes que desembarcou em SÃo Leopoldo em 1824 e se fixou em Ivoti, cujo ramo eu descendo. Hà muitos Kehl no Brasil.2. Visitei debian.org e considerei esta versÃo mais complexa do que o Ubuntu e o Mint. à meu primeiro contado com Linux e serà em mÃquina virtual. Pretendo abandonar de vez o Windows futuramente. O que me agradou no Ubuntu, foi o pacote de softwares incluÃdos nele, como LibreOffice e players em geral. AlÃm de ser bem "amigÃvel" para iniciantes. Concordas? Outro ponto interessante à a seguranÃa de navegar livre de vÃrus. O Linux dispensaria antivÃrus e firewall? Obrigado.
> [...]

Ah sim, faltou dizer, seguranÃa 100% nÃo existe, mas a questÃo do
antivirus tem a ver com o modelo de seguranÃa que vocà imagina. O que os
antivirus fazem à varrer seus arquivos e conexÃes em busca de padrÃes de
comportamento que eles consideram "de risco". Eles sÃo sempre algo
ineficientes porque à impossÃvel conhecer todas as vulnerabilidades e
prevenir-se de todas. Mas eles sÃo muito eficientes em uma coisa: ler
todos os seus arquivos, comunicaÃÃes e deixar seus sistema
consideravelmente mais lento.

Um outro paradigma de seguranÃa à usar softwares confiÃveis, como à o
caso do software livre e adotar algumas prÃticas bÃsicas de seguranÃa
como desabilitar javascript para navegaÃÃo, usar navegadores que nÃo
sejam muito visados na rede, instalar o mÃnimo de softwares, configurar
um firewall e etc. Mas para saber o que à relevante e o que nÃo Ã, Ã
preciso entender contra quem vocà quer se defender. Mas quanto mais vocÃ
pensar sobre esta questÃo, mais vocà vai perceber que seguranÃa absoluta
nÃo existe, hà apenas como reduzir as chances e no fim vocà sempre vai
estar confiando em alguÃm.

--
Do not forget that we are cattle on an animal farm which is managed and
handled mostly by machines. Machines do what they are/were told to. What

GPG: 0x48BE63E6