[Date Prev][Date Next][Thread Prev][Thread Next][Date Index][Thread Index]

gEDA-pt: Nova biblioteca



Oi pessoal, hoje tenho um pequeno jornal para ler, mas vale a pena ;P

	O projeto gEDA já está muito bom para uso.
	Em questões de captura de diagrama ele hoje é totalmente capaz, tem uma produtividade exemplar, superando a maioria dos softwares comerciais, principalmente os mais modernos em ambiente windows, que por incrível que pareça, estão menos produtivos que os antigos softwares para DOS.

	A tradução para português está finalmente completa, quem tiver algum problema me contate. Possuo aqui algumas modificações que vão somente agora para o repositório CVS, pois acabei de enviar ao Ales Hvezda.

	Falei com o Alez, tem um arquivo README.win32, que expica como compilar para windows, farei assim que possível. Tem questões a respeito da tradução, talvez seja necessário desabilitar o GETTEXT quando compilado para windows, então em windows só inglês mesmo, mas não é certo que seja assim, vou ver.


A BIBLIOTECA:

	Agora o grande assunto.
	O Xultz, meu sócio, o Emerson da PCBDesign e eu estivemos estudando com mais critério a respeito da biblioteca existente no gEDA hoje.
	Chegamos a conclusão de que o gEDA está perfeito para muitas aplicações práticas, porém para quem precisa de um acabamento refinado, profissional, é necessário reconstruir a biblioteca toda, opis está com aas medidas fora do padrão  e alguns símbolbos alterados.
	Estamos portanto lançando aqui um projeto próprio de contrução de nova biblioteca. Onde temos como principais objetivos:
	- A padronização
		- Os componentes serão desenhados de acordo com as normas IEEE, ABNT e outras, conforme aplicável. Mas sempre se orientando pelas normas.
		- Os componentes terão seus tamanhos completamente dentro dos padrões, tudo já possui normas, é só seguir.

	- Informações embutidas
		- O arquivo do símbolo possuirá sempre todas as informações possíveis, assim não serão omitidos dados como footprint, etc...

	- Alimentações:
		- Iremos aderir ao uso dos "caixotes de alimentações", onde os componentes não farão uso do atributo net para dar conexão dos pinos de alimentação mas sim iremos usar aquelas caixinhas onde discriminamos quais os pinos de alimentação e como estão ligados, seguindo norma IEEE, pois facilita para especificação de capacitores de desacoplamentos e demais detalhes.

	- Nomeclatura:
		- Os arquivos terão nomes do tipo: nomesimbolo-norma-encap[-n].sym
		onde:
			nomesimbolo: nome do componente
			norma: norma que segue, ex. IEEE, ABNT outras
			encap: encapsulamento, ex. DIP14, SOT92 etc
			[-n]: opcional numero serializado, quando você já possui um arquivo com o mesmo s;imbolo, na mesma norma e encapsulamento, mas deseja um novo com pequenas diferenças, serializa-se.
			.sym: obviamente é um arquivo símbolo do gEDA

	- Diretórios:
		para tanto estamos prevendo uma nova estrutura de diretório, separando pelo tipo de símbolos, ignorando a estrutura antiga do gEDA.


	No caso, estamos utilizando ambas as bibliotecas, mas nunca ao mesmo tempo, no mesmo desenho, pois são bem incompatíveis dado que o tamanho da nossa e praticamente a metade da original, pois estamos seguindo as normas e colocado tudo no tamanho especificados na normas.  A folha A4 nossa é bem menor que a do projeto original gEDA.

	O que fizemos foi renomear tudo que era antigo, antecedendo todos os diretórios com um "_" (sublinhado). E no arquivo system-gschemrc, que carrega as bibliotecas fizemos a alteração destes nomes tabem e acrescentamos toda a nossa nova estrutura.

	Assim, você tem as duas bibliotecas e usa qual quiser.

	No caso especial nosso aqui na LAX e do Emerson, na PCB design, não temos muita opção, estamos redesenhando yudo pois precisamos tudo normatizado.

	Mas quem não fizer questão disso, por enquanto, para desenhar rápido pode simplesmente usar a antiga, escolhendo as bibliotecas antecedidas por "_".

	Nos próximos dias estarei publicando os primeiros diretórios, por ftp. Por enquanto todos poderão fazer contribuições enviando os arquivos .sym, que são textos, para a lista mesmo.

	Se tiver quem saiba usar o CVS eu abro e dou permissões para este módulo, nós já estamos usando.

	Por enquanto vamos fazendo por aqui, mas já falei com o Ales, depois ele vai jogar isso na lista internacional e ver no que dá, vamos começar com as especificações iniciais por aqui mesmo, para não criar um flamewar na lista nternacional a respeito. Com tudo já especificado não vai ter muito para discutir depois.


	Quanto a biblioteca para o programa PCB, o Xultz viu o o Harrym atual mantenedor do software PCB do Thomaz, e ele enviou a última pré-release, PCB 1.99j, a partir desta vai nascer a 2.00, provavelmente no próximo verão, diz Harry, que está agora entrando no inverno onde ele mora. Mas estamos usando esta pré-release com muito sucesso, só não gostamos muito da autocolocação de componentes nem do autoroteamento, mas nunca gostamos disto em nenhum software mesmo!

	Esta pré-release finalmente facilitou ao absurdo a criação de biblioteca. Está em nossas mãos convencioná-la e criá-la.
	O software está cada vez mais produtivos, pequenos detalhes a ser acertados, como por exemplo ilhas ovaladas e outros.


Cumprimentos,

Antonio Augusto Todo Bom Neto
LAX Eletronica e Telecomunicacoes Ltda
gEDA-BR - Users Group - http://gedabr.projetos.etc.br