gEDA-pt: limitacoes (era: objetivo da lista)

Antonio,

> Veja, naum sou ninguem para decidir sozinho, mas acredito que o
> interesse de todos aqui seja mais ou menos comum, portanto acredito
> que possamos discutir qualquer software EDA que seja livre. Soh naum
> acredito que seja interessante discutir softwares comerciais aqui,
> talvez no maximo os livres de cogigo fechado. Mas qualquer
> informacoes eh sempre benvinda, pois naum podemos nos cegar ao
> desenvolvimento dos softwares comerciais, ateh mesmo para utilizar
> solucoes.

Eu estava pensando em programas livres com licenças tipo FreeBSD ou MIT
(X11). Meu ambiente preferido de desenvolvimento é a linguagem Self e
também uso bastante o Smalltalk Squeak. Neste tipo de sistema é difícil
aplicar as noções de agregação e composição embutidas no GPL já que
estas foram definidas para o C/Unix. Por isso, apesar do meu imenso
respeito pelo Richard Stallman, resolvi não adotar o GPL para o
software livre que desenvolvo.

> Quanto a desenvolver solucoes proprias, tenho meu respeito pela
> coragem, e conte com o apoio de todos. Mas de qualquer forma gostaria
> de saber onde ficaram as limitacoes que voce ve em quais softwares,
> taih um bom assunto para discutir. Em nossa empresa a solucao do
> pacote gEDA-PCB-GerbV eh completa. Mas sei que naum eh realidade para
> muitos. Tenho certeza que discutir as deficiencias e limitacoes dos
> softwares livres saum o grande combustivel para seu desenvolvimento

Nos projetos que estou terminando agora, usei o Xcircuit para desenhar
os esquemas e o PCB para as placas. Eu tinha testado o gEDA
anteriormente mas incompatiblidades de bibliotecas tornaram sua
instalação tão complicada que o troquei pelo Xcircuit apesar deste ser
bem mais fraco.

A freqüência máxima no projeto atual é de 57 MHz e espero que o bom
senso que usei no projeto da placa de quatro camadas seja suficiente. O
próximo projeto será de 266 MHz com seis camadas. Sem a capacidade de
importar arquivos IBIS (define características elétricas das entradas e
saídas de um chip) e fazer uma simulação detalhada das formas de onda
baseada no desenho real da placa (simulação de "integridade de sinal")
acho que minhas chances de sucesso não serão boas.

Não vi qualquer EDA comercial por menos de US$10 mil (talvez bem mais
que isso) com este recurso. Como isso é mais que meu orçamento total,
não me parece haver outra alternativa a não ser escrever eu mesmo um
programa destes.

No fim de 1990 o LSI-USP comprou um simulador lógico chamado SILOS por
mais de U$100 mil. Sendo pesquisador daquele laboratório, eu tinha o
direito de usar aquele recurso. Mas era muito limitado, de modo que
escrevi o meu próprio simulador. Levei apenas 3 tardes de trabalho e
ficou bem melhor que o produto comercial. Claro que como muitos
programas livres faltou "acabamento" e documentação. Eu o tornei
disponível na Internet, mas acho que ninguém usou já que precisava da
linguagem Self e esta é até hoje quase desconhecida.

Sei que desenvolver um "quebra galho" para uso interno não pode ser
comparado ao trabalho do gEDA, que visa criar uma ferramenta que possa
ser usada por engenheiros "normais".

-- Jecel